terça-feira, 2 de julho de 2013

sOBRE TUA BELEZA LARGA - por Adilma Alencar.

Nos momentos de graça as palavras fogem. Os olhos se abertos vão virando água, se fechados, oração. Aconchego inerte que o dizer não alcança, o passar do tempo medido em cafuné e roçar de rostos. Você abriu um sorriso e eu quis acompanhar as flores que vingavam verdes no meu estômago. Inverno, os nervos de aço vão derretendo em fios de cabelos longos sobre o edredom e o atraso das horas. A casa é toda vontade de ficar, castelos de cobertas e suspiros de sereias, quase uma cena de Almodóvar a luz do computador incidindo nos teus dentes largos.
A cidade de São Paulo está fria, está vestida de flores, as viagens marcadas aguardam voo, os homens cospem acordos trabalhistas. Na cozinha, homens e mulheres se reúnem ao redor de miojo ou de lasanha, aipim ou sopa. As mãos unidas. Por força do querer, o improvável acontece enquanto a gente é sorriso e bem querer.
Eu não sei garimpar palavra para o calor de tuas pernas querendo dormir, nem recortar o silêncio de teus ombros em minhas mãos. Não quero um quadro para pendurar na parede, eu quero brincar de estar despida nas tuas mãos.
Sem arremedo nem corrente, trançando meu corpo no teu, as curvas que o teu riso desenha no meu rosto são sãs, lirismo de cheiro, de vento frio nas tuas vontades.
Som de flauta doce desenharia, se alcançasse, o ritmo que teu carinho cantou no meu pescoço, anúncio de paz no corpo todo.
A ordem do dia foi adiada, porque o calor cresceu em carinho e violentou o dia, fez sol numa manhã cinzenta.
Xícara, pão, tapete, texto na tua pele, era conto ou crônica, haicai ou provérbio chinês, não era, É.É poesia de Hilda, maçã de Raul.
O cachorro, o café, os carros, o relógio, tudo anunciava a pressa dos horários e das coisas sempre esperando a gente, a vida reta: de cortar as unhas, lavar a roupa, comprar as malas, fazer a inscrição. Tudo apressava nossa preguiça de manhã, nosso espanto dos roteiros.
No ínterim, no intento, no tesão, no passo leve de tuas pernas nas avenidas, nas ruas, na escada, no teu itinerário , que tudo seja a graça que tua luz anuncia porque tua beleza é larga.
Eu falei, tua beleza é larga.
Larga.


4 comentários:

  1. Adoro a honestidade dos seus sentidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como ler e não se enredar pelos seus escritos?

      Excluir
    2. Como ler e não se enredar pelos seus escritos?

      Excluir
  2. Sempre que leio seus textos, fico mudo na sequência.
    Ah, Dilma. Sou alucinada pela sua escrita. É de uma beleza tão larga. Larga.
    Bjs,
    Huck

    ResponderExcluir

o Febre CRÔNICA agradece sua leitura e comentário.